AAFDL

Pedagógico

Pedido de Revisão de Nota

Modelo de Pedido de Revisão de Nota AAFDL

1. Introdução

Exmo. Senhor(a) Professor(a) (inserir nome), Venho por este meio solicitar a revisão do exame de (inserir nome da cadeira), por mim realizado. Considero que, após confronto com os critérios de correção disponibilizados, me deveria ser atribuída uma cotação superior às questões (inserir as questões em causa).

Notas:

Quando efectuamos um pedido de revisão de nota deve-se ser preciso em relação aos pontos que merecem ser revistos pelo docente. Se o pedido de revisão de nota for escrito de um modo genérico haverá uma menor probabilidade de sucesso. Por outro lado, se o aluno referir pontos específicos demonstra maior cuidado e interesse facilitando a sua reapreciação.

2. Corpo

Questão (inserir nº ou fator identificativo da questão):

Quanto a esta questão, incidi na minha resposta sobre (…) figurando tal nos critérios de correção publicados. Deste modo, e tendo em conta que tal questão valia um total de (inserir) valores, entendo que:

  • Hipótese 1: me poderia ser atribuída uma cotação superior.
  • Hipótese 2: me poderia ser atribuída uma cotação de (inserir valores).

Ex.: Quanto a esta questão a minha resposta inclui a análise da forma e da capacidade dos nubentes para celebrar convenções antenupciais (1708º, 1710º CC); o princípio da liberdade de convenção, que permite a fixação de regimes atípicos (1698º CC); a ausência de restrições pelo 1699º CC; a qualificação do regime de bens como atípico; e ainda o facto de o estipulado quanto aos salários na convenção antenupcial ser contrário à regra geral do 1724º/ a CC – tal como figura dos critérios de correção publicados. Deste modo, e tendo em conta que esta questão valia um total de 2,5 valores, entendo que me poderia ser atribuída a cotação de 2 valores.

Notas:

• Quando se redige o corpo do pedido de revisão, a parte fulcral de todo o pedido, deve o aluno também circunscrever o texto aos pontos concretos exigidos pelos critérios, que foram mencionados na resposta dada. Quanto mais sintéticos, mais facilmente dará o Professor conta de que a cotação atribuída deverá ser outra e, no caso, superior.

• Quando os critérios não forem explícitos o suficiente deve o aluno recorrer ao manual base da cadeira, de modo a dar corpo ao pedido de revisão.

• Pode o aluno recorrer ao apoio dos tutores das respetivas cadeiras, sendo tal atitude incentivada.

3. Conclusão

Hipótese 1: Por todos os motivos supra mencionados, solicito a revisão de prova, entendendo que a classificação global deveria ser reponderada.

Hipótese 2: Por todos os motivos supramencionados, solicito a reapreciação da minha prova.

Notas:

• Ao nível da conclusão, deve o aluno personalizar a mesma tendo em conta o docente para o qual a endereça, atendendo ao que pretende, em concreto, com tal revisão e demonstrando que o seu pedido de reapreciação é efetuado em termos objetivos, baseado nos critérios.