AAFDL

Ação Social

Projetos de voluntariado

Mentorias AAFDL

 O programa de Mentorias AAFDL tem como objetivo apoiar de forma individualizada, ou em pequenos grupos, alunos da FDUL que possuem algumas dificuldades.Estes alunos estão tendencialmente no primeiro e segundo ano da licenciatura e em inúmeros casos são estudantes internacionais que por terem uma menor retaguarda nesta fase das suas vidas carecem de alguma orientação no seu estudo. O papel do mentor é guiar e orientar a preparação das aulas e do estudo do colega que apoia e ainda dar dicas e conselhos que sabemos serem essenciais nos primeiros anos do curso. Se gostas de partilhar o teu conhecimento e ensinar, este projeto pode ser para ti, inscreve-te aqui: https://forms.gle/uPXQHeHX2wXNUq8F6. Nota: se és estudante internacional e gostavas de ter um mentor clica aqui: https://forms.gle/H9Ue2M4jkTob6Jbv6.

JRS – Serviço Jesuíta aos refugiados

O JRS tem como missão «Acompanhar, Servir e Defender» os refugiados, deslocados à força e todos os migrantes em situação de particular vulnerabilidade.
Se queres ser voluntário e apoiar refugiados em Portugal junta-te à JRS  que procura voluntários para apoiar  e acompanhar famílias refugiadas em Portugal! Para te candidatares para este projeto envia um e-mail com o teu nome e CV para: marta.carvalho@jrs.net. Para saberes mais consulta o site da JRS: https://www.jrsportugal.pt/

Parceria I GIVE U

A AAFDL tornou-se parceira da IGIVEU. A IGIVEU é uma plataforma que permite criar uma ponte entre Estudantes Universitários e Associações de Voluntariado, a nível nacional, facilitando a sua interação e, simultaneamente, estimulando o interesse dos jovens ao seu desenvolvimento pessoal. Esta plataforma será lançada em 2021 e promete ser um ponto de encontro entre voluntários e associações em Portugal! Fica atento! 

Rede de Apoio a Pessoas em Isolamento

Este projeto de voluntariado é promovido pela Ação Social da AAFDL e tem como objetivo criar uma rede de apoio para providenciar a entrega de bens essenciais a pessoas que se encontrem a fazer isolamento (por terem contraído Covid-19 ou por terem tido um contacto direto com um positivo). 

Inscrição
Para pedires ajuda ou para te ofereceres para entregar bens essenciais em casa de pessoas isoladas preenche este link: https://forms.gle/kpu5nPpoHYihwvKw8 . Para mais informações contacta acao_social@aafdl.pt . 

COMVIDAS Portugal

O COmVIDas é um projeto que surge da vontade de ajudar a minimizar os danos da COVID-19 , em particular nas instituições de apoio ao idoso que são afetadas por surtos de COVID-19.
O COmVIDas tem como principal objetivo fazer a ponte entre quem quer e pode ajudar, com quem precisa de ajuda, pelo que concentra os seus esforços em: 
– Dar resposta aos pedidos de ajuda de instituições de apoio ao idoso com necessidades e conhecer melhor as suas realidades de forma a poder orientar a ajuda a nível de faltas de recursos humanos ou de material de proteção.
– Criar uma rede de voluntários com o intuito de enviar para o terreno pessoas com capacidade de prestar cuidados e tarefas de forma segura e responsável, com vista em promover o maior conforto e uma melhor qualidade de vida a todos aqueles que estão a precisar de afeto, companhia e apoio.
– Canalizar outras formas de ajudar que não passem pelo voluntariado no terreno, para o apoio às instituições mais necessitadas.

Inscrição
É possível ajudar o COmVIDas de diferentes formas. Para seres um voluntário do COmvIDas basta ires ao site https://www.portugalcomvidas.com/voluntarios

Cama Solidária

Este projeto surgiu no atual contexto pandémico e tem como objetivo dar um local de descanso a profissionais de saúde que não podem dormir em casa ou não têm tempo devido a turnos prolongados. Proporciona este descanso aos profissionais da linha da frente através de autocaravanas à entrada dos Hospitais e do trabalho de voluntários que empreendem esforços logísticos para que esta necessidade seja colmatada. 

Inscrição
O Cama solidária aceita vários tipos de ajuda! Podes organizar e gerir no local a autocaravana, apoiar na higienização, doar comida, materiais (lençóis, gel desinfetante, …), apoiar financeiramente ou ainda gerir operacionalmente através de teletrabalho. Para desempenhares qualquer uma destas funções vai a https://www.camasolidaria.pt/ e inscreve-te!

CASA Lisboa – Centro de Apoio a Sem Abrigo

A Missão do CASA é auxiliar aqueles que se encontram em situação de Sem-Abrigo, que integrem famílias em risco ou famílias carenciadas, através de ações de solidariedade social. 

O CASA de Lisboa apoia diariamente a população em situação de sem-abrigo da cidade através da sua rede de centenas de voluntários e de mecenas. O CASA Lisboa faz a diferença preparando e distribuindo almoços e jantares, outros bens essenciais, realizando apoio social, e trabalhando para a sua integração. Para todas estas funções o CASA precisa de voluntários!

Inscrição
Para te tornares voluntário basta ires ao site do CASA e preencheres o questionário https://casa-apoioaosemabrigo.org/index.php/ser/ser-voluntario podes ainda entrar em contacto através do email lisboa@casa-apoioaosemabrigo.org.

RE-FOOD

A RE-FOOD é uma organização portuguesa sem fins lucrativos que visa eliminar o desperdício de alimentos e a fome, envolvendo toda comunidade numa causa comum.

Esta organização reaproveita alimentos, evita o desperdício e combate as desigualdades através do apoio alimentar a pessoas e famílias carenciadas. Todos os cidadãos da comunidade são convidados a participar – como voluntários, oferecendo pequenas quantidades de seu recurso mais precioso – o seu tempo

Inscrição
A RE-FOOD possui 27 núcleos em Lisboa onde podes ser voluntário! Para tal, vai ao site, escolhe um núcleo perto de ti e inscreve-te preenchendo o questionário: https://www.re-food.org/pt/nucleos/portugal/lisboa . Podes ainda procurar os núcleos da RE-FOOD nas redes sociais. 

Comunidade Vida e Paz

A Comunidade Vida e Paz tem-se debatido desde 1989 no combate à pobreza e exclusão social, criando respostas que visem atenuar ou colmatar os problemas e necessidades das pessoas em situação de sem-abrigo ou vulnerabilidade social.

Conta com cerca de 600 voluntários integrados nas equipas de rua, e que têm a missão de criar uma relação com as pessoas em situação de sem-abrigo que desperte o desejo da mudança. Como meio de aproximação, distribuímos diariamente uma pequena ceia a aproximadamente 450 pessoas.

Inscrição
A intervenção da Comunidade Vida e Paz só é possível graças ao trabalho de muitas pessoas que anónima e generosamente dão um pouco de si mesmos a esta causa, todos os dias, nas mais diversas atividades. Para te seres voluntário envia um email para voluntariado@cvidaepaz.pt!