AAFDL

Apoio ao Primeiro Ano

Provas orais

As provas orais podem ser vistas de dois prismas opostos: como uma oportunidade para melhorar as classificações obtidas, para concluir a respetiva unidade curricular e para desenvolver as tão importantes soft skills; ou, por outro lado, podem ser encaradas com receio e como um medo que os alunos não se sentem preparados para ultrapassar.

Tendo em conta esta realidade, cabe apelar para a importância pessoal e curricular destas provas e, para além disso, compilar um conjunto de considerações que se configuram como importantes para a preparação dos referidos momentos de avaliação.

Assim, apresentamos as seguintes considerações, destinadas sobretudo a alunos de 1º ano, dado o facto de as provas desta natureza constituírem para estes alunos uma realidade nova e desafiante:

As provas orais visam, essencialmente, testar a capacidade de raciocínio do aluno no momento. É um momento onde capacidades de comunicação e oralidade são testadas e desenvolvidas – estas consubstanciam fatores essenciais na formação de um jurista e diferenciadores no mercado de trabalho.

Polina Popovych, Vogal Departamento de Apoio ao Primeiro Ano

Nota: Este guia é do ano letivo 2019/2020.