Núcleos

O Departamento dos Núcleos tem como missão dar auxílios aos Núcleos e respetivas atividades.

É por acreditarmos que os Núcleos servem e auxiliam os alunos que os integram, mas também toda a Comunidade Académica que acaba por colher os frutos das atividades dos Núcleos, que prestamos apoio não só financeiro, mas também institucional.

Com um enorme sentido de responsabilidade, dedicamo-nos aos Núcleos, acreditamos que estes podem ser "casa", que nos podem dar um propósito e ajudar a melhorar a nossa experiência na Faculdade. Todos sabemos que o curso não se faz sozinho e os Núcleos podem dar-nos a mão, estão de portas abertas para todos os estudantes.

Não deixes de acompanhar os Núcleos e não deixes que o teu medo de perder o rumo académico te impeça de integrar um Núcleo. Em nada te prejudicará, somente ajudará.

É com muito orgulho que te apresentamos os Núcleos acolhidos pela e que acolhem a nossa Comunidade Académica. Aqui poderás encontrar informações sobre estes, bem como os contactos.

Qualquer dúvida que tenhas sobre qualquer questão relacionada aos Núcleos, poderá ser sempre esclarecida por mim através de nucleos@aafdl.pt, ou diretamente com a Vice-Presidência da Intervenção, através de vicepresidente_intervencao@aafdl.pt.

Mafalda Rodrigues

Vogal dos Núcleos

Consulta aqui o Guia de Núcleos.
Consulta aqui o Guia de como criar um Núcleo.


Núcleos da aafdL

Núcleo de Estudantes Africanos

O Núcleo de Estudantes Africanos (NEA), criado em 1997, visa promover a inclusão dos estudantes africanos e afrodescendentes na vida académica e social da FDUL. Representa a diversidade cultural africana através de atividades informativas, culturais, académicas e científicas.

Tem como objetivo específico apoiar, acompanhar e incentivar os estudantes africanos no percurso académico, e como objetivo geral, reforçar as conquistas do NEA e fomentar o engajamento destes estudantes, tornando-se a maior estrutura representativa de estudantes estrangeiros em Portugal.

nea.fdl neafdl@gmail.com

Núcleo de Estudo Luso-Brasileiro

O NELB – Núcleo de Estudo Luso-Brasileiro da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa é uma entidade estudantil criada para representar os alunos brasileiros matriculados na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, com autonomia administrativa e financeira.

Desde de 2001, o NELB atua na FDUL para representar os alunos, promover eventos científicos e culturais, publicar a revista jurídica Jus Scriptum, entre diversas outras atividades. Fazemos o que fazemos pelos alunos, professores e investigadores da FDUL. Quem faz o NELB são os alunos brasileiros da FDUL. Esse é o nosso espaço e também nossa contribuição para toda a comunidade académica e toda a Escola.

nelb_ul nelb.oficial nelb nelblisboa neafdl@gmail.com

Barituna

Fundada a 23 de maio de 1996, a Barítuna é a Tuna Feminina da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Surgiu após a cisão da Tuna mista previamente existente na FDUL (Tuna Académica da Faculdade de Direito de Lisboa) e tem como objetivo cantar e encantar por todos os sítios onde passa. O nome da tuna encontra significado no facto de a maioria das fundadoras serem dotadas de vozes mais graves (correspondente ao naipe de Barítono/a).

De instrumentos na mão e boa disposição, as Barítunas contam com várias participações premiadas em diversos encontros e Festivais de Tunas, bem como atuações em diversas regiões do país. De dois em dois anos, organizam o seu Festival “Xácara das Bruxas”, que já conta com 12 edições!

Mais do que uma tuna, a Barítuna é uma família. Aqui, celebram-se as tradições, cultivam-se amizades e criam-se memórias para a vida. Se procuras um espaço onde possas crescer, aprender, viajar, cantar, rir e viver verdadeiramente o espírito académico, a Barítuna tem a porta do Salun Tunae aberta para ti.

Sala: Salun Tunae (última porta do corredor da AAFDL)

Emblema VenusMonti (1)
VenusMonti

A VenusMonti, Tuna Académica da Faculdade de Direito de Lisboa, fundada em 1996, apresenta-se como uma das principais figuras no meio tuneril da grande capital. Sediada na Sala Mota Martinho, uma segunda casa para os membros desta instituição, a VenusMonti conta com um vasto repertório de originais próprios que já lhe renderam premiações de diversas espécies, em vários festivais, inclusive a nível internacional.

Na VenusMonti poderás encontrar: um ambiente bem acolhedor e diverso, com um espírito de grupo muito forte, sempre com respeito pela tradição da tuna; o melhor sítio para praticar as artes musicais na faculdade, no seio da tradição tuneril do nosso país; um local para aprender e desenvolver competências musicais junto de músicos experientes; o verdadeiro espírito académico, que cada vez mais escasseia na capital; oportunidades para viajar por Portugal e, quem sabe, pelo Mundo, mediante a participação em festivais de tuna e outras atividades.

Sala: Mota Martinho (depois da editora)

venusmontifdl tunavm@aafdl.pt VenusMontiFDL

Núcleo de Estudantes Católicos

O Núcleo de Estudantes Católicos (NEC) pretende dar à Faculdade de Direito e aos seus alunos:

  • Conferências e Palestras que pretendem trazer para o debate académico as grandes questões da Humanidade;
  • A possibilidade de fazer voluntariado em instituições de apoio a pessoas em situações debilitadas;
  • Propostas culturais:
    • Noite de fados;
    • Sessões de cinema;
    • Revista Bona Fides;
    • Podcast;
    • Divulgação de outros eventos artísticos (exposições, filmes, concertos, entre outros).
  • Grupos de Estudo - nos quais se procura aprofundar o gosto pelo estudo de Direito discutindo os seus problemas mais controversos.

O NEC pretende ser um destino para todos aqueles a quem a vida Católica despertou algum interesse. Por isso, propomos:

  • Terço semanal;
  • Missas;
  • Peregrinações;
  • Noites de Oração;
  • Noites de dúvidas.

Vais encontrar no NEC quem arrisque ver na Faculdade algo de novo!

Sala: Sala São Thomas Moore (10.08)

@necfdl

Núcleo de Estudantes das Regiões Autónomas

Constituído na década de noventa, o Núcleo de Estudantes das Regiões Autónomas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, ou mais conhecido por NERA, pauta-se pela promoção da cultura das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e representação dos estudantes insulares na Faculdade, assegurando uma integração especializada dos mesmos na comunidade académica.

Durante toda a sua história, foi um pilar essencial na representação dos interesses dos estudantes insulares junto dos Órgãos e Associações da Faculdade, zelando por um empenho incansável na defesa dos seus associados.

As suas atividades são variadas, como os jantares entre os associados e demais alunos nos bares da faculdade, que garantem um bom ambiente e permitem, não só, que conheças novas pessoas, como também servem de desculpa para teres mais um momento de convívio entre amigos. Também podes contar com a Banca do NERA nas festas da faculdade, onde são servidas bebidas regionais, como Poncha, Licores ou misturas de bebida com um elemento insular.

A luta pela representação dos estudantes insulares na faculdade materializa-se, inclusivamente, no âmbito jurídico.

Por isso, se és natural de alguma ilha ou em alguma já residiste, poderás juntar-te e contar com o NERA durante o teu percurso académico.

@nera.fdul nerafdl.wordpress.com nerafdl@gmail.com

Núcleo de Estudos Humanitários

O Núcleo de Estudos Humanitários (NEH) é um núcleo completamente dedicado à promoção dos direitos humanos e à reflexão crítica sobre as questões humanitárias da atualidade.

Através de debates, palestras, workshops e iniciativas de sensibilização, o NEH procura dar visibilidade a temas muitas vezes ignorados e incentivar o diálogo informado dentro da comunidade académica. O núcleo distingue-se pela criação de um espaço empático e inclusivo, onde novas perspetivas são bem-vindas e incentivadas.

Com a convicção de que a indiferença perante as injustiças do mundo representa uma forma de cumplicidade, o NEH compromete-se a manter viva a discussão sobre os direitos humanos, contribuindo para a construção de uma consciência coletiva mais atenta, crítica e comprometida.

Núcleo de Estudantes com Necessidades Educativas Especiais

Fundado em 2022, o Núcleo de Estudantes com Necessidades Educativas Especiais visa apoiar todos os alunos e professores que tenham Necessidades Educativas Especiais, bem como sensibilizar toda a comunidade académica da importância desta temática.

nanee.fdul

LSL MUN - Model United Nations

A Lisboa School of Law’s MUN Society é um núcleo de estudantes que se juntam essencialmente para preparar os alunos da FDUL para a participação em conferências nacionais e internacionais. Visa oferecer uma rede de suporte a quem se esteja a aproximar do mundo que são as simulações das Nações Unidas, podendo assim descobrir mais sobre as instituições internacionais.

Núcleos Autónomos

Núcleo Feminista da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

O Núcleo Feminista da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa foi criado no início de 2022 com o objetivo de criar um espaço de empoderamento feminino, partilhar e apoiar projetos de mulheres, trazendo testemunhos e criando um ambiente de sororidade na Faculdade de Direito.

O Núcleo defende a igualdade de género de forma interseccional e desta forma tem estado ativo na luta contra o assédio no meio académico, na luta contra quaisquer repressões a nível dos Direitos das Mulheres e Humanos, dentro e fora da Faculdade, e no combate ao machismo dentro da Academia. Um dos propósitos do Núcleo também tem sido o combate à desinformação daquilo que são os vários feminismos.

Assim, o Núcleo reivindica um meio académico mais justo, igualitário e livre de discriminações!

Núcleo de Estudantes Socialistas

O Núcleo de Estudantes Socialistas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (NES-FDL) junta todos os alunos que se identificam com o socialismo e com os ideais do Partido Socialista. Este núcleo tem como principais objetivos demonstrar e fomentar o debate político de modo democrático, incentivar cada vez mais os jovens estudantes a terem interesse na política portuguesa, demonstrando que a política faz sim parte do nosso dia a dia e, também, com este núcleo, pretende-se defender, sobretudo, os direitos dos estudantes da nossa instituição de ensino.

Para concretizar estes e muitos outros objetivos, o Núcleo organiza todos os semestres eventos relacionados com diversos temas, tais como debates com outros núcleos de partidos políticos em relação a, por exemplo, temas que se abordam mais na atualidade, como a habitação. E, também, eventos que evidenciem quais são as medidas do Partido Socialista relativamente a certos temas de interesse para os jovens estudantes.

Se te identificas com o socialismo e os ideais do mesmo e procurar estar cada vez mais envolvido na vida política (ou ter mais participação civica), então junta-se ao NES:

Formulário NES-FDL

Núcleo de Estudantes Sociais-Democratas

O Núcleo Estudantes Sociais-Democratas da Faculdade de Direito de Lisboa é uma organização que se centra na discussão do ideário político social democrata.

Pretende, através de uma política activa na Faculdade, integrar jovens sociais-democratas nas estruturas da Juventude Social Democrata.

Procura também desenvolver o debate de temas fraturantes da sociedade, tendo como prioridade todos os assuntos relacionados com o ensino superior.

Núcleo de Estudos de Direito da Migração e Asilo

Em 2024, foi fundado oficialmente o NEDMA - Núcleo de Estudos em Direito da Migração e Asilo na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), este o qual foi concebido com o formato de uma tríade acadêmica: ensino, pesquisa e extensão. O núcleo busca oferecer aulas quinzenais com convidados especialistas, abordando os múltiplos aspectos do Direito da Migração e do Asilo, promovendo uma reflexão crítica e embasada entre os estudantes. Complementando essa abordagem educacional, o NEDMA também promove a realização de pesquisas aprofundadas pelos seus integrantes, resultando em publicações que visam contribuir para o desenvolvimento científico da área.

Ademais, no campo da extensão, o NEDMA pretende ir além dos muros da universidade, oferecendo eventos e debates abertos ao público para promover a conscientização sobre temas migratórios e de asilo. Até no seu blog criado, parte integrante do núcleo, é feito um espaço dedicado a compartilhar conhecimento e reflexões, convidando tanto estudantes quanto o público em geral a refletir e a aprender mais sobre os direitos dos migrantes. Assim, com um forte compromisso com os direitos humanos, o NEDMA vem representar a união de várias vozes e perspectivas, sempre buscando fortalecer o diálogo e a ação na área do Direito da Migração e do Asilo para os alunos da nossa estimada Faculdade.

Núcleo de Estudos de Direito dos Animais

O Núcleo de Estudos de Direito dos Animais (NEDA) é uma estrutura autónoma da AAFDL que tem como objetivo principal a valorização do Direito Animal enquanto ramo de Direito independente. Pretende analisar e melhorar o tratamento de animais no sistema jurídico, desenvolver estratégias e construir pontes inovadoras entre a teoria e a prática para a evolução do Direito e Política Animal e de Meio-Ambiente.

O NEDA trabalha para um futuro em que o sistema jurídico português reconheça efetivamente os animais como seres sencientes, merecedores de proteção legal adequada. Ambiciona formar uma nova geração de juristas sensíveis às questões do Direito Animal e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas que promovam o bem-estar animal.

Uma das suas iniciativas distintivas é a "Segunda Sem Carne", um movimento que incentiva as pessoas a diminuírem o consumo de carne e as convida a retirar uma refeição à base de produtos animais uma vez por semana.

O NEDA está focado em contribuir para a educação e formação dos alunos, através da promoção de cursos especializados, workshops e debates sobre Direito Animal, e da luta pela implementação de uma disciplina optativa de Direito dos Animais, na licenciatura de Direito. Procurando divulgar e sensibilizar os alunos para a causa do núcleo, o NEDA organiza conferências, simpósios e palestras, abertas a todos os interessados. Atualmente, o Núcleo de Estudos de Direito dos Animais está direcionado para a criação de uma revista jurídica própria e para o desenvolvimento do Digesto Animal, uma compilação de jurisprudência relevante.

Quem estiver interessado em integrar o NEDA e lutar lado a lado com o núcleo pelos direitos dos animais poderá fazê-lo, mediante o preenchimento de um formulário disponível no Instagram do núcleo. No momento presente, não é possível ser-se sócio do núcleo, porém, a integração de sócios constitui um dos objetivos do NEDA para o futuro.

Lisbon Internacional Studies Association

A LISA é um núcleo de estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, que visa promover iniciativas a nível pedagógico, científico e cultural nas áreas do Direito e da Ciência Política, numa vertente internacional.

Neste âmbito, a LISA dinamiza conferências, workshops e simulações de organismos internacionais, proporcionando aos estudantes oportunidades de enriquecimento académico e de contacto com temáticas de relevo no panorama jurídico e político internacional.

European Law Students’ Association

A ELSA. Ulisboa corresponde ao grupo local da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. A ELSA é uma associação de estudantes de Direito representada em mais de 430 universidades espalhadas por 43 países europeus. É também membro consultivo da UNESCO, UNCITRAL, ICC e CoE, sendo considerada a maior associação independente de estudantes do mundo. Entre outras atividades, visa potenciar a capacidade profissional dos futuros juristas e fomentar a complementaridade dos vários sistemas legais, num espírito de cooperação científica.

Thirst Project

O Thirst Project Portugal surgiu por iniciativa da Constança Santos Silva, após visualizar uma publicação no Instagram que divulgava a história de Juliet, uma mulher que vive na comunidade de Masundvwini, Eswatini. Juliet costumava andar pelos campos de futebol todos os dias para ir buscar água suja e poluída, mas graças ao Thirst Project e à construção de um furo em Masundvwini, a sua comunidade tem acesso a água potável. O acesso à água potável é fundamental para o combate à SIDA, doença que afeta a comunidade de Juliet que, além de ser vítima, perdeu o marido e dois filhos para a doença. Constança, atualmente fundadora e presidente da Board of Advisors, entrou em contacto com a Thirst Project, organização ativista americana, e com o apoio de três colegas surgiu o Thirst Project Portugal.

Com o objetivo de formar uma geração de jovens portugueses socialmente conscientes perante a crise mundial de água e angariar fundos para a construção de furos de água potável, a Thirst Project Portugal subdivide-se em equipas, constituídas por escolas e universidades.

A Thirst Project Portugal FDUL, através de sorteios, rifas, bancas de venda de comida, eventos, entre outros meios, procura cumprir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6. Entre os objetivos, destacamos o acesso a saneamento adequado e o aumento da eficiência do uso da água.

Quem estiver interessado em integrar o projeto, poderá fazê-lo através do preenchimento de um formulário disponível na conta de Instagram do Thirst Project Portugal FDUL. Por outro lado, quem quiser ser voluntário do Thirst Project Portugal ou aprofundar o conhecimento sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6, não hesite em recorrer ao site.

Outros

Núcleo de Estudantes Liberais

Com a crença de que é nas escolas e universidades que as pessoas iniciam o desenvolvimento do seu espírito crítico e com uma sensação de falta de mecanismo e incentivos que levem os jovens a pensar a política, o Núcleo de Estudantes Liberais pretende procurar formas de educar aqueles que serão os políticos de amanhã para a informação e a participação política.

Este Núcleo pretende promover as ideias liberais, mas também elevar o nível e a presença dos Núcleos Políticos no seio da Universidade de Lisboa, sendo a Liberdade o seu maior motor.

Núcleo de Finanças e Literacia Financeira

O Núcleo de Finanças e Literacia Financeira, constituído junto da AAFDL em 2021 e reativado recentemente, tem como objetivo principal ser uma mais-valia no processo de formação da nossa Comunidade Académica. Para isso, pretende aumentar a literacia financeira entre estudantes, promover a gestão financeira consciente, facilitar o entendimento de finanças, ensinar planeamento financeiro sustentável e capacitar para investimentos responsáveis.

O programa de atividades é versátil, contando com palestras, debates e conferências, visando sempre uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos abordados.

Núcleo de História do Direito

O Núcleo de História do Direito (NHD) está de regresso! Fundado em 2020, este projeto académico e cultural surgiu com o objetivo de promover o estudo e a divulgação das ciências histórico-jurídicas, bem como de outras áreas que dialogam com o Direito, como a Filosofia, a Sociologia ou a Arte.

Com uma forte ligação à Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, o NHD promete organizar seminários, cursos e outras iniciativas abertas a toda a comunidade académica e ao público em geral. Entre os eventos de destaque estão os Ciclos de Seminários sobre História do Direito, Direito & Arte, Filosofia do Direito, e cursos como os de Latim ou Direito & Literatura.

Todos podem participar nas atividades do NHD, e quem quiser envolver-se mais de perto pode tornar-se Sócio, com benefícios como descontos em cursos e direito de voto nas Assembleias do Núcleo.

Cénico

O Cénico da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa é um grupo de teatro académico com uma longa e prestigiada tradição. Fundado em 1954 por António Malaquias de Lemos — então aluno da FDUL, advogado e consagrado encenador — o Cénico distinguiu-se como o primeiro grupo de teatro universitário da cidade de Lisboa, tendo contribuído significativamente para a valorização cultural e artística da nossa comunidade.

Ao longo dos anos, o Cénico proporcionou a inúmeros estudantes a oportunidade de explorar o universo das artes performativas, não só através da representação, mas também através de áreas como cenografia, figurinos, som, luz, imagem e produção. Assim, é um espaço aberto a todos aqueles que desejem envolver-se no mundo do teatro, seja no palco ou nos bastidores.

Depois de três anos de interrupção, o Cénico está agora a ser reativado, com o objetivo de devolver à Faculdade um espaço artístico plural, dinâmico e enriquecedor. Convidamos todos os interessados a juntarem-se a este novo capítulo da sua história.