gabinete de apoio psicológico

Estudar na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa é, para muitos de nós, a realização de um sonho. Mas devemos ter a consciência de que nem sempre é fácil. A pressão constante, a difícil gestão de expectativas, todos os receios e medos sobre o futuro – entre outros fatores – podem afetar o nosso equilíbrio emocional e tornar os dias nesta casa mais difíceis.

É por isso que existe o Gabinete de Apoio Psicológico. Um espaço seguro, onde cada estudante pode ser ouvido sem julgamentos, com o profissionalismo e humanidade certas de um profissional adequado. Este é um lugar onde não é preciso estar “no limite” para pedirmos ajuda. Sejamos sinceros, por vezes, só precisamos de alguém que nos ouça, que nos ajude a organizar pensamentos e emoções e que nos recorde que não estamos sós.

A saúde mental importa e falar sobre ela com a devida naturalidade, cuidar de nós e apoiar os que nos rodeiam são passos fundamentais para uma Faculdade mais saudável, mais humana e mais solidária.

Porque nenhum sucesso académico vale a tua saúde mental. E porque, nesta casa, ninguém fica para trás. Apresentamos-te o GAP, o teu lugar, que terá sempre a porta aberta para ti, e para todos os alunos da nossa instituição.

Telma Rodrigues Mendonça

Vice-Presidente da Orientação

Deixamos agora duas notas especiais das Psicólogas que te poderão acompanhar ao longo do teu caminho:

Drª Marta Costa

O GAP é um espaço seguro, acolhedor e empático, onde não vais encontrar a resposta imediata para todos os teus problemas, mas onde podes aprender a construir e apetrechar a tua caixa de ferramentas, para lidar com os desafios do teu dia-a-dia, sejam eles académicos ou de outra dimensão da tua vida.

Drª Márcia Soares

Cuidar da mente também faz parte do teu caminho académico. Num percurso onde tudo pode ser incerto e inesperado, o GAP é um espaço seguro, onde poderás ser tu próprio/a a encontrar apoio para ultrapassar os desafios que inevitavelmente surgirão

Neste sentido, deixamos alguns testemunhos dos alunos que frequentam este espaço de empatia: