história da aafdl

Fundada em 1914, a Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa (AAFDL) nasce do espírito de união entre os estudantes da Faculdade de Direito de Lisboa e da necessidade de não só garantir a representação destes como também, de lutar pela defesa dos direitos de todos os estudantes - dentro e fora desta casa.

Ao longo de mais de 110 anos de história, a AAFDL tem sido mais do que uma estrutura representativa - é um espaço de liberdade e de luta estudantil, e assim se demonstrou nos movimentos estudantis que antecederam o 25 de Abril de 1974, onde muitos dos membros estiveram presentes na linha da frente da mudança e da transformação política.

A luta contra o Estado Novo e pela liberdade culminou na AAFDL a 12 de outubro de 1974 com o assassinato do estudante e dirigente associativo José António Ribeiro Santos e a agressão grave a José Lamego, e posterior prisão e tortura deste por dois agentes da PIDE.

É um fator de radicalização quer da juventude estudantil, quer do distanciamento de muita gente (...) mas que foi dali traçada uma linha vermelha (...), é um sinal da crise que se aproximava”
— Professor José Lamego, in videocast 110 Anos AAFDL.

A AAFDL Editora tem também um papel fundamental na vida dos Estudantes, procurando desde sempre a edição e comercialização de livros e manuais, não só úteis como acessíveis a todos os Estudantes. Iniciou a sua atividade com a criação e a impressão de sebentas em 1956, desenvolvendo-se até à Editora que conhecemos hoje, uma das maiores editoras jurídicas do país.

Esta Associação tem sido também casa dos maiores nomes da política portuguesa, contribuindo para a política do país e dando as primeiras oportunidades na política. Foram dirigentes da AAFDL, nomeadamente Jorge Sampaio (Ex-Presidente da República), José Durão Barroso (Ex-Primeiro-Ministro e Ex-Presidente da Comissão Europeia), António Costa (Ex-Primeiro-Ministro e Presidente do Conselho Europeu) e Margarida Balseiro Lopes (Ministra da Cultura, Juventude e Desporto).

Atualmente, a missão da AAFDL mantém-se fiel às suas raízes: defender os direitos e interesses dos estudantes e promover um ensino justo e digno para todos. Fá-lo através da sua ação social, da presença nos órgãos universitários, da promoção de eventos educativos e académicos e através da sua Editora.

Para saber mais sobre a história da AAFDL, contada por quem a viveu, visita o Podcast dos 110 anos.