história da aafdl
Fundada em 1914, a Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa (AAFDL) nasce do espírito de união entre os estudantes da Faculdade de Direito de Lisboa e da necessidade de não só garantir a representação destes como também, de lutar pela defesa dos direitos de todos os estudantes - dentro e fora desta casa.
Ao longo de mais de 110 anos de história, a AAFDL tem sido mais do que uma estrutura representativa - é um espaço de liberdade e de luta estudantil, e assim se demonstrou nos movimentos estudantis que antecederam o 25 de Abril de 1974, onde muitos dos membros estiveram presentes na linha da frente da mudança e da transformação política.
A luta contra o Estado Novo e pela liberdade culminou na AAFDL a 12 de outubro de 1974 com o assassinato do estudante e dirigente associativo José António Ribeiro Santos e a agressão grave a José Lamego, e posterior prisão e tortura deste por dois agentes da PIDE.
“É um fator de radicalização quer da juventude estudantil, quer do distanciamento de muita gente (...) mas que foi dali traçada uma linha vermelha (...), é um sinal da crise que se aproximava”
— Professor José Lamego, in videocast 110 Anos AAFDL.
A AAFDL Editora tem também um papel fundamental na vida dos Estudantes, procurando desde sempre a edição e comercialização de livros e manuais, não só úteis como acessíveis a todos os Estudantes. Iniciou a sua atividade com a criação e a impressão de sebentas em 1956, desenvolvendo-se até à Editora que conhecemos hoje, uma das maiores editoras jurídicas do país.
Esta Associação tem sido também casa dos maiores nomes da política portuguesa, contribuindo para a política do país e dando as primeiras oportunidades na política. Foram dirigentes da AAFDL, nomeadamente Jorge Sampaio (Ex-Presidente da República), José Durão Barroso (Ex-Primeiro-Ministro e Ex-Presidente da Comissão Europeia), António Costa (Ex-Primeiro-Ministro e Presidente do Conselho Europeu) e Margarida Balseiro Lopes (Ministra da Cultura, Juventude e Desporto).
Atualmente, a missão da AAFDL mantém-se fiel às suas raízes: defender os direitos e interesses dos estudantes e promover um ensino justo e digno para todos. Fá-lo através da sua ação social, da presença nos órgãos universitários, da promoção de eventos educativos e académicos e através da sua Editora.
Para saber mais sobre a história da AAFDL, contada por quem a viveu, visita o Podcast dos 110 anos.



